MC

Eventos

AbenPr

Este é o tema da Roda de Conversa que acontecerá nesta quinta-feira, dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Associação Brasileira de Enfermagem-Seção Paraná e Conselho Regional de Enfermagem do Paraná. O evento é aberto à profissionais da área e gratuito.

Participam da Roda de Conversa - a presidente nacional da ABEn, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca, a presidente da ABEn-PR, Denise Kletemberg; a enfermeira e professora da UFPR, Terezinha Mafioletti, e a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.

“Como categoria que atua na linha de frente do cuidado, temos muito a contribuir neste debate. A enfermagem é estratégica no apoio e na assistência à mulher que vive em situação de violência, desde a acolhida e adoção de primeiras medidas nos serviços de saúde. A enfermeira é a profissional que deve prestar o primeiro atendimento para que esta mulher tenha condições de superar e sair da situação de violência. Além disso, somos uma categoria majoritariamente feminina: dos quase 2 milhões de profissionais em atuação hoje no país, 85,1% são mulheres”, afirma a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.

O debate "Violência e Gênero" acontece das 14 às 16 horas, no Auditório Rosa – Campus Botânico – da UFPR, com entrada gratuita.

Lançamento: A presidente nacional da Associação Brasileira de Enfermagem, Rosa Maria Godoy da Fonseca, também participará do evento do Dia da Mulher promovido pelas secretarias de Estado e Municipal da Saúde de Curitiba e pelas Comissões da Saúde da Mulher dos Conselhos Estadual e Municipal da Saúde. Será a partir das 9 horas, no auditório do Sesc da esquina (rua Visconde do Rio Branco) e neste encontro a ABEn fará o lançamento do 70. Congresso Brasileiro de Enfermagem, que este ano acontecerá em Curitiba, no mês de novembro, com previsão de reunir mais 4 mil profissionais.

Sobre a presidente da ABEn-Nacional: Rosa Godoy é doutora em Enfermagem pela Universidade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Tem experiência de investigação nas áreas de gênero, saúde da mulher e violência contra a mulher.